quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Câncer da Alma

Leitura: Salmos 119
Humanidade...
Possuímos ainda em nossas almas a essência da qual fomos criados?
A imagem e semelhança de Deus têm se perdido, desaparecido no decorrer das eras em meio ao desenvolvimento do ser humano mergulhado em uma sociedade que caminha a passos contínuos, porém lentos em direção a abismos eternos, sedentos de almas das cujas quais se alimentam insaciáveis.
Amor? Onde está? Em meio a corações já preenchidos de toda sorte de maldade e corrupção de espécies incontáveis. Os olhos somente encontram-se voltados para si mesmos e as escolhas feitas, direcionadas para atos distantes dos rumos que levam ao próximo e ao Criador.(2ª Tm.3:2)
O que é ser humano? Possuir o Caráter de Cristo. Um dos propósitos de Deus enviar seu filho a Terra foi para ensinar e mostrar como o ser humano recupera a humanidade que possuiu um dia. O comportamento de Jesus Cristo enquanto viveu entre nós, serviu-nos como exemplo para que aprendêssemos como é alguém genuinamente humano. Assim como somos, Ele era enquanto respirava em nosso meio. Ele, como 100% homem tinha as mesmas limitações que nós. Desta forma, não é impossível sermos pessoas genuínas, capazes de amar e agir com humanidade para consigo e para com nosso semelhante.
Há somente uma fonte de vida. Todo ser surgiu desta fonte. Ora, se de uma fonte de água, brota água; de uma fonte de amor, brota amor; de uma fonte de paz, paz; porque a humanidade não tem expressado tais atitudes? Por que o ódio, ira, entre tantas outras manifestações maléficas tem surgido? Porque o ser humano necessita de cura para um câncer que insiste em corroer a alma humana.

Características do Câncer
Há um câncer atuando e, aos poucos, se ampliando no seio da sociedade. Esta enfermidade instala-se na mente humana de forma invisível, e por isso, difícil de ser identificada, a não ser por suas características percebidas através do comportamento humano. Este comportamento expressa o conteúdo do coração da pessoa. Este coração, como fonte dos pensamentos transmite, através das atitudes, suas intenções de agir. Se a mente humana é constantemente exposta às influências negativas, por conseqüência os atos praticados pela humanidade refletirão ações semelhantes.
Não tem como ser diferente. O ser vivo, precisamente o ser humano aprende a viver através de exemplos. Todo homem quando nasce, e à medida com que vai se desenvolvendo, aprende tudo o que conhece através da observação, imitação e repetição. Até mesmo quando adulto, o aprendizado é conquistado através da repetição. Conforme os exemplos aos que somos expostos todos os dias, assim passaremos a adotar suas características. Nossos sentidos são canais de união como o meio em que vivemos. Nossa visão, capacidade de falar, audição e pensamentos, principalmente, são meios de recebermos e trocarmos informações uns para os outros. Por isso é importante um extremo cuidado com os exemplos que escolhemos seguir e imitar durante a vida.

Contagioso
Infelizmente a humanidade está contagiada por este câncer que vêm dominando cada vez mais pessoas na face da terra. São casos incessantes de atos nunca imaginados ou presenciados pela sociedade humana. A inteligência do ser humano, antes criadora, nos dias atuais tem sido utilizada para gerar morte e destruição em massa ou individual. O Seio da família, coração e alma da sociedade, tem sido constantemente palco dos piores casos das ações destrutivas humanas.
As influências têm invadido o interior da família e contaminado a mente de seus integrantes. Canais de informações de toda espécie de mídia tem formado pessoas ao invés do conhecimento adquirido através de livros e o aprendizado comportamental dos pais. O jovem tem sido principal alvo de programas e informações corrompidas capazes de criar na mente de pessoas desta faixa etária um universo de práticas constantes. Por possuírem uma alma em desenvolvimento para a fase adulta, o que é absorvido pelos jovens é facilmente adquirido e posto em prática, pelo motivo da alma jovem buscar viver intensamente e concentrar-se no momento presente de forma a aproveitar todas as oportunidades de viver intensamente, sem perda de tempo, a vida de emoções e sentimentos profundos. Por este motivo, existe um empenho constante em produções de programas e toda espécie de mídia destrutiva do comportamento deste tipo de público, por conhecerem que tais pessoas vivem sempre em contato com o que há de novidade e possuem uma sede insaciável de informações.

Cura
Diante de tudo o que já foi dito, devem estar se perguntando: “Que câncer seria este que descrevo?” Chama-se pecado. Ninguém tem controle sobre sua manifestação e crescimento sobre a humanidade, pois já nasce enraizado no ser humano ao nascer. Com o passar do tempo, e devido a múltiplas circunstâncias, (sociais, espirituais, econômicas, familiares, etc.) a criança toma cada vez mais consciência do pecado originado em Adão e inicia-se o processo de prática deste pecado conhecido durante o decorrer de sua vida sobre a face da terra.
A troca é um remédio eficaz contra toda espécie de influência na alma. Como seria esta troca? Substituir as informações implantadas na mente.(Fp.4:8) A palavra de Deus é um meio de cura eficaz.(Hb.4:12) Através da leitura constante e meditação, a mente humana passa a ser renovada a cada dia. O processo é contínuo e incessante. Enquanto vivermos sobre a face da terra estamos sujeitos a sermos influenciados através de músicas, literatura, imagens, entre outros meios de comunicação. Para o jovem cristão, o contato com a Palavra de Deus o fortalecerá contra toda a contaminação mental a qual é exposto diariamente. Desta forma, suas atitudes devido à leitura de qualidade, refletirão o caráter de Jesus Cristo.
Jovens amados, se apeguem ao conhecimento de Cristo, nosso Salvador. Procurem tocar a Palavra de Deus diariamente para que toda sua vida seja abençoada e, chegando a velhice não venham a colher os frutos de uma vida contaminada por este câncer da alma chamado pecado.
“Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a Palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”. (1ªJo.2:14)

Nenhum comentário: